Samuel Enfermeiro e a representatividade em Mauá

Sessão solene em comemoração ao Dia da Consciência Negra - 2019

Vereador Samuel Enfermeiro mostra o peso de ser uma representação para a população negra da cidade de Mauá 

A região do ABC paulista ainda tem um número muito pequeno quando nos referimos a quantidade de vereadores negros em exercício, são 15 ao todo, nas sete cidades. Apesar disso, Mauá é município onde encontramos um maior número, de 23 vereadores que atuam na política da cidade, quatro deles se autodeclaram negros.  

O vereador Samuel Enfermeiro (como é conhecido pelos moradores), é um dos representantes negros que, há pelo menos 10 anos, participa da história política da cidade, reivindicando demandas da população. Samuel é pós-graduado na área da saúde e iniciou sua carreira na enfermagem há mais de vinte anos, desde já, pensando nas políticas públicas.  

Para ele, o desejo de se aproximar da política surgiu justamente durante sua carreira na área da enfermagem, desde aquele momento, prestava assistência além do hospital para seus pacientes, o que despertou nele a vontade de ingressar na vida pública, mais fortemente no ano de 2016, quando veio o interesse na eleição para o cargo de vereador.  

Quando questionado sobre o que é ser um representante negro atuando na cidade, Samuel nos conta que é uma situação muito significativa, e que nos últimos três anos foi o presidente da sessão solene em comemoração ao dia nacional da consciência negra, onde houve a possibilidade de trazer uma exposição do artista Dener de Souza, representando grande parte da população mauaense.  

Visibilidade para a saúde pública

Desde 2017, quando passou a exercer o cargo de vereador na cidade, Samuel teve diversos resultados positivos em relação a seus projetos de leis aprovados. De 132 projetos de leis apresentados nas sessões ordinárias da Câmara Municipal, 57 deles foram aprovados, o que é um marco em sua trajetória e mandato, iniciado em 2016.  

A lei nº 5.573 que obriga a divulgação em hospitais públicos e privados quanto ao direito de idosos e crianças manterem acompanhantes enquanto estiverem internados ou em observação, e o PL 329/2019, que adota a agenda 2030 da ONU como diretriz para as políticas públicas no município, foram alguns dos projetos que mudaram a forma da cidade lidar com a saúde pública.  

Das iniciativas sociais que se envolve no dia a dia, surge muitas solicitações de projetos de lei, por exemplo, a causa da pessoa com deficiência, onde surgiu a solicitação de um projeto de lei para que fosse garantida a permanência de idosos e deficientes nas vagas comuns das vias públicas, já que as vagas exclusivas são escassas, causando problemas a esses cidadãos. 

Todos os projetos de leis aprovados, requerimentos e moções, podem ser consultados no Portal de Transparência da Prefeitura de Mauá.

Como os moradores podem ser mais ativos na política?

Boa parte dos munícipes ainda limitam sua responsabilidade política ao voto nas eleições, mas há outras maneiras pelas quais podemos ser mais ativos   

Para quem deseja melhorar seu engajamento na política e propor melhorias para a cidade, o aplicativo Colab é um dos meios que facilitam o caminho para que a participação popular possa ser validada. A plataforma recebe as demandas da população, fazendo com que fiquem visíveis ao poder público e possam ser retornadas.  

Para fortalecer ainda mais essa participação, é importante pontuar que, durante o ano, ocorrem as reuniões de conselhos temáticos, audiências públicas e movimentos sociais, onde os moradores podem participar e se inteirar do contexto político em que a cidade se encontra, já que esse é um trabalho constante.  

Para Samuel, um vereador não precisa ser um gestor público, mas é essencial que ele tenha um grau mínimo de instrução. E é necessário que os eleitores avaliem as propostas de cada candidato e os trabalhos realizados na comunidade. Outro ponto importante é a monitoração das ações realizadas, gastos, e receitas do poder público, que também estão sempre disponíveis no Portal de Transparência da cidade.